Psicologia suicidio
2. INCIDENCIA E PREVALENCIA: A cada ano são atribuídos cerca de 15000 mortes ao suicídio, estando representados ai apenas os completados, sendo que geralmente pode variar de 8 a 10 vezes esta estatística sendo consideradas as tentativas.
3. FATORES ASSOCIADOS : Sexo, Métodos, Idade, Raça, Religião, Estado civil, Ocupação, Clima, Saúde física, Saúde mental, Pacientes psiquiátricos. As pessoas da população em geral que cometem suicídio estão geralmente na meia-idade ou na velhice.
4. TRANSTORNOS DEPRESSIVOS:
4.1 O transtorno do humor: Geralmente o mais associado ao suicídio, já que esse risco na depressão aumenta, a maioria dos pacientes acomete o suicídio no começo da doença, sendo em sua grande parte homens. O isolamento social tende a aumentar o risco ao suicídio. O suicídio entre pacientes deprimidos e mais provável no inicio ou no final de um episodio depressivo, o período dos primeiros meses após alta hospitalar apresenta o maior risco, um terço ou mais dos pacientes deprimidos que cometem o evento, o realizam dentro dos primeiros 6 meses, podendo ser associado a uma recaída dos sintomas psiquiátricos.
4.2 A esquizofrenia: Tem um risco de tentativas de suicídio alto, em médio 50% para os homens sendo 10% conclusivos, geralmente o surto inicial a esquizofrenia ocorre na adolescência ou inicio da idade adulta o que nos leva a crer que esses suicidas são bastante jovens. Sintomas depressivos podem estar intimamente ligados ao evento suicida.
Portanto os fatores de risco para o suicídio entre os