so into you
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIA
PSICOLOGIA
O SUICÍDIO E SUA PREVENÇÃO CURITIBA
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ – CAMPUS CURITIBA
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIA
PSICOLOGIA
O SUICÍDIO E SUA PREVENÇÃO
Trabalho apresentado na graduação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Saúde e Biociência, Curso de Psicologia para parcial da matéria de terminalidade Aplicada a Psicologia da Turma A do 3° período da Manhã.
CURITIBA
2014 O médico, professor e consultor da Organização Mundial da Saúde (OMS) José Manuel Bertolote desenvolveu inúmeros trabalhos acerca do suicídio, sempre a partir de uma perspectiva holística para o tema, se interessando por aspectos culturais, sociais e psicológicos que influenciam comportamentos suicidas. Em seu livro O Suicídio e sua prevenção, todas essas visões estão presentes. Antes de se aprofundar nas causas e na prevenção do suicídio, apresenta histórico sobre o tema e analisa a ocorrência no Brasil e no mundo. A introdução do livro, que resume a trajetória do suicídio que, ao longo da história, foi objeto de estudo teológico, psicopatológico, sociológico, filosófico e a atual abordagem sociossanitária.
“A humanidade conhece o suicídio desde seus primórdios. Em quase todos os antigos livros sagrados (a Bíblia, o Mahabharata, o Gilgamesh etc.) e nas mitologias da maioria dos povos antigos, há inúmeros relatos de casos de suicídio. Nesses textos, embora não houvesse uma palavra específica para designar a morte autoinfligida, esse comportamento geralmente é apresentado de forma heroica, cometida por um deus, por um ser mítico, para salvar seu povo ou para se safar de uma situação sem saída.
Seguindo essa tradição, até meados do século XVII o suicídio permaneceu como tema de interesse predominantemente teológico, religioso e filosófico, passando então a atrair o interesse dos médicos. Hoje em dia, além desses campos, ainda