psicologia social
COMPORTAMENTO GRUPAL
Professora: Jurema Dantas
Aluna: Giulia Sobral Pinto Guedes
Matrícula: 20131104229
Rio de Janeiro
2014
Neste capítulo estudamos os principais fenômenos psicossociais cujo ambiente natural e característico de ocorrência é o grupo psicológico. Grupo psicológico é aqui considerado como sendo integrado por pessoas que se conhecem, que procuram objetivos comuns, possuem ideologias semelhantes e interagem com frequência; organização social é entendida como sendo um sistema integrado de pessoas e grupos que visam a um mesmo fim, podendo, no entanto, dispensar as características do grupo psicológico acima aludidas.Uma boa definição de grupo, apresentada por Paulus (1989): "Um grupo consiste de duas ou mais pessoas que interagem e partilham objetivos comuns, possuem uma relação estável, são mais ou menos independentes e percebem que fazem, de fato, parte de um grupo." A distinção de Jennings (1943) entre sociogrupos (aqueles cujas relações entre os membros existem principalmente em função de os membros trabalharem juntos em vista a alcançar algum objetivo) e psicogrupos (aqueles em que a associação e interação entre os membros constituem a finalidade principal de seus membros). Há grupos que não se encaixam em nenhum dos dois tipos, mas são conceituações do qual os grupos podem ser classificados.
Todo conjunto de interações, atividades e sentimentos do grupo decorrentes da necessidade de o grupo se manter no ambiente em que está imerso constitui o sistema externo, para Homans (1961). E todo conjunto de sentimentos, atividades e interações que existem no grupo e que não são diretamente relacionados à sua sobrevivência no ambiente constitui o sistema interno.
O grupo psicológico tem uma atmosfera própria. Forma-se principalmente pela proximidade física e também pela identidadede pontos de vista de seus constituintes e, à medida que a