Destinação de Pneus Usados
PETRÓLEO E GÁS – PRONATEC
ALUNAS: ADRIELY SANTA RITA DA SILVA, KEROLLIN NUNES E MARYJÔ NASCIMENTO
PROFESSOR: MAURÍCIO ALVES
LOGÍSTICA REVERSA
DESTINAÇÃO DE PNEUS
Destinação de pneus Um pneumático, mais conhecido por pneu, é um artefato circular feito de borracha, para uso em automóveis como: caminhões, aviões, motos, bicicletas, entre outros. Geralmente é preto, devido durante a fabricação ser adicionado negro de fumo a composição da borracha. Sem esse elemento os pneus se desgastariam rapidamente.
O pneu é um produto complexo e de alta tecnologia, formado por vários componentes que utilizam uma grande variedade de matérias-primas. A composição da borracha varia num mesmo pneu. Cada material tem propriedades muito diferentes cuja confecção exige uma grande precisão. Cada componente é concebido meticulosamente para conseguir a flexibilidade, a resistência, a aderência, etc. Também se utilizam muitos filamentos metálicos e sintéticos.
Existe as três fases do pneu, o novo, aquele que não sofreu qualquer uso, nem foi submetido a qualquer tipo de reforma; o pneu usado, aquele que foi submetido a uso ou desgaste e o pneu inservível, aquele que apresente danos irreparáveis em sua estrutura.
A vida útil do pneu é estabelecida de acordo com sua durabilidade e a relação entre o tempo de vida útil e a quilometragem que ele já rodou. Pneus que duram mais tem menor impacto ambiental, já que a quantidade de pneus descartados reduz significativamente.
A destinação final dos pneus usados, no mundo inteiro, é um grande problema, pois não resolve o problema ambiental. O descarte de pneus em rios e lagos causam diversos impactos ambientais, tais como o assoreamento e enchentes; quando jogados em terrenos baldios, acumulando água, que contribui para a proliferação do mosquito a dengue; quando jogados em lixões, misturam-se com o lixo e absorve gases liberados pela decomposição, inchando e