Logistica reversa de pneumáticos
Um pneu mesmo quando não é mais útil ele não deve ser jogado no lixo de qualquer jeito, nem enviado a países em desenvolvimento com desculpas, como por exemplo, a de que houve boas intenções como a de enviar matéria-prima. Ele deve ser colocado de maneira ecológica que não prejudique nem a natureza nem a nós.
Em lixos específicos, concentrados em cuidar do destino dele em que há certos casos que ele pode até mesmo ser reutilizado como, por exemplo, usado para fazer piche para asfalto, existem até decoradoras que utilizam restos de pneus e pneus desgastados para fazer moveis ecológicos.
VOCÊ SABE O QUE ACONTECE COM OS PNEUS QUE NÃO TÊM MAIS UTILIDADE?
Você sabe o que acontece com um pneu depois que ele se torna inservível e não pode mais ser utilizado para reforma? Se descartado corretamente em pontos de coleta da Reciclanip, os pneus inservíveis começam uma nova vida e podem ser reutilizados de diversas formas como, por exemplo, em fornos de cimenteira e para produção de asfalto ecológico.
Só nos três primeiros meses deste ano, 89 mil toneladas de pneus inservíveis foram coletadas e destinadas de forma ambientalmente correta. Essa quantidade equivale a cerca de 17,8 milhões de unidades de pneus de carro de passeio. Só para se ter uma ideia, se este material fosse inteiramente transformado em matéria-prima para o asfalto ecológico, seria possível pavimentar cerca de 18 mil quilômetros de vias. Desde 1999, quando começou a coleta de pneus pelos fabricantes, mais de 2 milhões de toneladas, o equivalente a 400 mil pneus de carro de passeio já foram coletados e destinados de forma ambientalmente responsável.
Todo o trabalho de coletar e destinar esses pneus é feito pela Reciclanip, entidade criada pelos fabricantes nacionais para cuidar exclusivamente de toda a logística e investimento necessários para que o pneu velho tenha uma nova utilidade. O trabalho vem sendo realizado desde 1999.
Como a Reciclanip faz a coleta dos pneus inservíveis?