LR PNEU
PRODUTO PNEU
Grupo
Anderson Costa
Gabriela Muller
Jeferson Pereira
Kelly Tesch
Michele da Silva
Rodrigo Bauer
Produto Pneu - Informações
Em 2010, foram fabricados 67,3 milhões de pneus, exportados 18,1 milhões e importados
23,9 milhões. Os principais canais de distribuição foram: 45% para o mercado de reposição e revenda; 30% para as indústrias automobilísticas e montadoras; e 25% para a exportação. No período de 2002 a 2010 foram produzidos no Brasil 493,7 milhões de pneus.
O crescimento de veículos utilitários, motos, caminhões, etc, faz com que seja gerada uma demanda cada vez maior de pneus.
Sendo descartados inadequadamente, os pneus, tornam-se extremamente prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade.
A logística reversa dos pneus usados e inservíveis entra como fator determinante para que os descartes sejam realizados de forma correta e simples e seja aderido pelos consumidores deste tipo de material.
Matéria prima
Podemos observar no quadro abaixo como o pneu é constituído.
Material
Porcentagem %
Borracha sintética
27%
Borracha natural
14%
Negro de fumo
28%
Derivados de petróleo e prod químicos
17%
Material metálico (ou aço)
10%
Têxtil
4%
Quantidade de MP para produção de um pneu de passeio.
Fonte: RESENDE, 2004
Reciclagem de pneus
Os pneus são descartados quando trocados por novos ou quando os carros, caminhões e ônibus chegam ao final da sua vida útil. Em muitos países os pneus usados são deixados em centros de coleta e os consumidores pagam uma taxa que financia a logística reversa. A partir deste momento é feita uma triagem, analisando se as carcaças dos pneus têm condição ou não de serem utilizadas no processo de reforma. As que têm condições são encaminhadas às empresas que fazem a recauchutagem, as que não apresentam condições de serem reformadas são encaminhadas para as empresas de reciclagem e valorização energética. Reciclagem de pneus no Brasil
O sistema implementado no Brasil é o