Psicologia Social
AJUDA E
ALTRUISMO
AJUDA E ALTRUISMO
Motivação para o comportamento pró-social.
Empatia-altruismo: é bom ajudar os outros.
Ajuda e altruísmo:
comportamentos voluntários que consistem em “fazer bem” aos outros, mas diferem ao nível do objetivo final prosseguido: a ajuda é realizada para obter reforços positivos, internos ou externos. O altruísmo não depende de reforços. PORQUE AS PESSOAS AJUDAM?
Porque as pessoas ajudam? Motivações para o comportamento pró-social.
1. Empatia-altruísmo: é bom ajudar os outros. O comportamento pró-social é realizado apenas pelo desejo de ajudar os outros ;
2. O modelo de alívio de estado negativo. Ajudamos os outros para pararmos de nos sentir mal ;
3. O modelo da alegria empática: ajuda como realização. Os indivíduos respondem às necessidades da vítima como realização de qualquer coisa, que conduza a gratificações .
PORQUE AS PESSOAS AJUDAM?
4. Altruísmo competitivo. Uma importante razão dos indivíduos ajudarem os outros é porque aumenta o seu estatuto e reputação (Hardy & Van Vugt (2006).
PORQUE AS PESSOAS AJUDAM?
5. Teoria da seleção do parentesco. Os indivíduos estão mais dispostos a ajudar os outros com os quais estão fortemente relacionados do que outros cuja relação não é tão próxima (Cialdini et al., 1997)
AJUDA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Os estudos de Bib Latané e John Darley (1970) sobre intervenções em situação de urgência: o efeito espectador ou síndrome Genovese.
Surgimento do estudo: caso Kitty Genovese. Em 1964, uma rapariga de 24 anos, moradora em Queens, Nova Iorque, deixou o carro no parque de estacionamento, perto do prédio onde vivia e regressou para casa a pé. Foi agredida por um homem que a tentou apunhalar. Os seus gritos alertaram os vizinhos, mas nenhum dos 38 vizinhos interveio ou telefonou à polícia.
AJUDA EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
Os estudos de Bib Latané e John Darley (1970) sobre intervenções em