Psicologia Social
FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
PSICOLOGIA SOCIAL I
DOCENTE: VALERIA
RESOLUÇÃO DE QUESTÕES- PARTE I
PSICOLOGIA SOCIAL
FERNANDA AMARAL BARBOSA DA SILVA
TERESINA, PI
AGOSTO/2014
SUGESTÕES PARA TRABALHOS INDIVIDUAIS OU EM GRUPOS
1. Caracterizar a psicologia social e tecnologia social salientando as diferenças entre elas.
A psicologia social é o estudo cientifico da influencia reciproca entre as pessoas e do processo cognitivo gerado por essa interação. Ela utiliza-se por meio do senso comum, mas através da pesquisa cientifica , vai mais além e nos permite sistematização do conhecimento existente e predição do conhecimento novo.
Já a Tecnologia Social consiste na utilização dos achados científicos das Ciências Sociais a fim de resolver problemas sociais. O tecnólogo social se fundamenta nos dados científicos existentes, combina-os e, através de sua criatividade, utiliza-os na resolução de problemas sociais.
2. Discutir o tema: Psicologia Social e a relevância social de suas descobertas.
A Psicologia Social é uma ciência básica que tem como objeto o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.
Os Psicólogos Sociais dedicam-se a pesquisas destinadas a promover avanços teóricos; ou lançar luz um problema especifico; promover um refinamento tecnológico; avaliar um eficiência de uma intervenção ou apenas verificar a estabilidade ou generalidade de achados anteriores através da condução de réplicas.
3. O Psicólogo Social é um cientista ou tecnólogo? Justifique sua resposta.
O psicólogo social é um cientista, porque ele possui necessidade da condução de sofisticados experimentos científicos para demonstrar o que todos sabemos por mera intuição ou senso comum.
4. Em sua opinião, a Psicologia Social é uma ciência? Justifique sua resposta.
Sim, Psicologia Social é uma ciência,