A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO FATOR DE SUCESSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a realidade enfrentada pela maioria das escolas da rede pública do Brasil, baseada na entrevista “Fantástico mostra situação precária de escolas públicas em Alagoas, em Pernambuco e no Maranhão” publicada no site G1. Em contrapartida outra reportagem “Escola pública de cidade do Piauí tem alunos motivados e ótimos resultados”, publicada no mesmo site, relata o sucesso de uma escola do interior do Piauí que mesmo sem recursos conseguiu se destacar e obter excelentes resultados, destacando-se como uma escola modelo.
As entrevistas relatam que é possível o professor desenvolver um trabalho de qualidade mesmo sem recursos necessários, utilizando das práticas pedagógicas para minimizar os prejuízos causados por essa ausência. Entende-se por prática pedagógica:
A prática pedagógica é uma prática social especifica, de caráter histórico e cultural que vai além da prática docente, relacionando as atividades didáticas dentro da sala de aula, abrangendo os diferentes aspectos do projeto pedagógico da escola e as relações desta com a comunidade e a sociedade. (SILVA e RAMOS).
Em resumo a prática pedagógica são ações desenvolvidas pelo professor dentro da sala de aula, dependendo dessa prática, os resultados podem ser positivos ou negativos. A diversidade de situações que o docente enfrenta cotidianamente proporciona condições para construir uma experiência única. Essa experiência é construída pela interação entre os alunos, pais e comunidade.
2 DESENVOLVIMENTO
São inúmeras as escolas da rede pública do país que faltam condições mínimas para atender as necessidades dos alunos e dos professores. São escolas sem água potável, sem banheiro e até sem sala de aula.
O que a reportagem mostra são escolas em que falta tudo, escolas que nem de longe lembram uma escola. Na mais recente pesquisa brasileira do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), os estados de Pernambuco, Maranhão e