Psicologia Social
Nas indústrias, a hierarquia é soberana, seguindo a escala superior, o respeito ao líder mais experiente é uma norma rígida nas empresas, que todos seguem ao pé da letra. Alguns ocidentais consideram essas atitudes como submissão, mas na realidade, isso faz parte da cultura japonesa de ouvir o mais velho, a voz do mais experiente.
A cultura do respeito aos idosos é tão enraizada na sociedade japonesa que foi instituído uma data comemorativa. Na terceira segunda-feira do mês de setembro, é comemorado o dia do Respeito ao Idoso.
A data surgiu em 1947, quando uma pequena aldeia na província de Hyogo resolveu oficializar a data como forma de respeito e valorização aos anciãos japoneses, que sempre contribuíram para o país com sua sabedoria e seu trabalho. O dia do Respeito ao Idoso é uma data criada exclusivamente no Japão, ao contrário do dia das mães, por exemplo, que foi “importada” dos países ocidentais. Nesse dia, as famílias se reúnem e celebram junto aos seus entes mais velhos.
O sistema de saúde implantado no Japão para Idosos A porcentagem da população japonesa com mais de 65 anos era maior que 7% em 1970. Apenas 41 anos depois, em 2011, já era mais de 23.2%. Em abril de 2011, o Japão tinha 29.76 milhões de idosos. Hoje, uma em cada cinco pessoas tem 65 anos ou mais e, em 2050, a proporção será de um em cada três. Em 2008, as despesas médicas com esse grupo totalizavam 20.71 trilhões de ienes, ou 55.4% do total e, per capita, o gasto era de 702 mil ienes, em comparação com os 169 mil