Psicologia social
O presente texto tem por objetivo abordar alguns conceitos apresentados pela Psicologia Social, tais como valores, atitudes, comportamentos, crises de consciência, e a correlação existente na constituição homem/sociedade.
Para elaboração desse trabalho tomamos como objeto de análise o filme “O Pescador de Ilusões” e artigos de Silvia Tatiana Maurer Lane que abordam a temática “a ética do conhecimento”.
Desenvolvimento
O homem é um ser que se diferencia dos outros animais pela sua capacidade de comunicar-se, acumular e transmitir conhecimentos, programar ações futuras, intervir na natureza de modo a satisfazer suas necessidades. No entanto, tais capacidades não se concretizam apenas pela sua predisposição genética, sendo fundamental para o seu desenvolvimento intelectual as relações sociais, assim, podemos afirmar que o homem é um ser sócio-histórico constituinte e constituído no meio social.
A análise do filme “O Pescador de Ilusões”, nos traz a possibilidade de observarmos a complexidade do comportamento humano e suas relações sociais, evidenciada em suas atitudes, valores, consciência, e diversos outros aspectos que simultaneamente particularizam e generalizam o homem. Podemos considerar que a constituição do psiquismo humano é resultante das relações sociais estabelecidas, entretanto, cada qual desenvolverá diferentes perfis psicológicos de acordo com suas vivencias pessoais. “Os mecanismos psíquicos do individuo supõem os aspectos propriamente particulares que o diferem em relação ao outro, particularidade que não pode ser concebida desvinculada dos aspectos externos que também estruturam psiquicamente o sujeito”. (BITTAR, 2006)
A interação do homem com o meio social também provoca inúmeras transformações na sociedade. Considerando tais afirmativas, entendemos que tanto a psique humana, quanto a sociedade, são constituídas por um processo dinâmico, sendo assim, vivem em constante mudanças através de sua influência mútua.