Psicologia Social
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
ATPS - PSICOLOGIA SOCIAL I
TÍTULO: ANÁLISE CRITICA DA HUMILHAÇÃO E DESIGUALDADE SOCIAL .
WELTON RODRIGUES DE SOUZA RA: 421561
TRÊS LAGOAS - MS
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho buscamos compreender os conceitos da “HUMILHAÇÃO SOCIAL” e da “DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE PÚBLICA SOCIAL” onde os autores dos temas estudados buscaram compreender o assunto a partir de investigações e diálogos sobre diversas perspectivas, ao se darem conta de temas históricos nesta sociedade.
Partindo desses conceitos, destacaremos em nossas entrevistas relatos de humilhações, desigualdade e invisibilidade, até hoje vivenciadas por inúmeros trabalhadores.
Nossa escolha foi à classe de empregadas domésticas, onde o desejo não só delas, como de todos os demais trabalhadores está no desejo de gente que só quer se tornar gente.
RELATÓRIO
Devido à desigualdade de classes, o ser humano pobre já carrega com ele o sentimento de piedade, começando pela moradia em bairros pobres com elevado número de famílias desfavorecidas, sabem que depende do trabalho para sobreviver, onde não se adquiri nada, tudo gira em torno do dinheiro.
É onde essas pessoas se submetem a trabalhos considerados desqualificados pela sociedade e vivenciam na pele situações no seu dia-a-dia, de humilhação e exclusão social, passando despercebidos assim que vestem seus uniformes de trabalho, até mesmo quem os conhece se faz não conhecer, eles merecem e pedem respeito, e antes de qualquer discriminação são seres humanos, independente do que fazem.
Os pobres conhecem bem a humilhação e a angústia, eles sofrem frequentemente os impactos dos maus tratos sentem-se inferiores e desprezíveis, como seres que ninguém vê, trabalham apenas para existir.
Os chefes assim chamados popularmente, não possuíam somente o monopólio dos processos de fabricação, eles acabavam adquirindo o monopólio de