psicologia social
Escola de Psicologia e Ciências da Vida de Biologia
1º ciclo
Unidade curricular: Psicologia Social
Replicação da experiência Original de Asch
Docente:
Professora Doutora Bárbara Gonzalez
Discentes:
Inês Soutelo Ambrósio Nº Aluno 21200706
Nara Santos de Mello Nº Aluno 21207020
Vanessa Rebelo Nº Aluno 21303697
Turma D2, Grupo 1
Novembro, 2013
Resumo
O presente trabalho, sendo uma replicação da experiência original de Asch pretende verificar se de facto o conformismo é universal assim como Asch conclui. Para tal foi elaborada a réplica da experiência constituída por dois grupos, experimental e de controlo, com o objectivo de perceber os efeitos da pressão exercida por um grupo. A experiência consistiu numa tarefa onde os sujeitos teriam de responder perante duas situações contraditórias: a pressão exercida por uma maioria e a evidência da percepção. Nesta tarefa foram então apresentados 18 cartões em que cada um apresentava 4 linhas, 1 linha-padrão e 3 linhas com comprimentos diferentes, na qual os sujeitos teriam de fazer corresponder uma dessas 3 linhas à linha padrão. Os resultados obtidos nesta experiência não foram ao encontro dos resultados verificados por Asch visto que, o fenómeno de conformismo não se verificou.
Palavras-chave: Asch, conformismo, universal, efeitos da pressão, evidência da percepção.
A influência social consiste em processos que regem alterações de juízos, atitudes, opiniões e percepções de um individuo ou de um grupo sobre a pressão de outros (Montes et al., 1991).
No presente trabalho, sendo o principal objectivo avaliar o conformismo, sendo este um processo de influência social, iremos verificar a pressão de uma maioria sobre uma minoria, ao replicar a experiência original de Asch, para percebermos então como uma variável se comporta perante a outra. Na experiência desenvolvida foi pedida uma tarefa simples, de apenas fazer