JuniorWindle
336 palavras
2 páginas
ATIVIDADE COMPLEMENTAR M1Acadêmico: João Antonio Vitorino Junior – Psicologia 1º período.
PESQUISA FENILCETONÚRIA
A Fenilcetonúria é um erro do metabolismo e não tem cura, mas seu tratamento consiste apenas em seguir uma alimentação específica, isenta de fenilalanina por toda a vida, transmissão de herança autossômica recessiva, que ocorre devido à falta ou ineficiência da enzima fenilalanina hidroxilase. Faz com que os alimentos que tenham uma substância chamada fenilalanina intoxique o cérebro, causando retardo mental irreversível.
Pode-se considerar que a fenilalanina gera uma substância que é “venenosa”, pois quem nasce com esta doença têm um problema digestivo no fígado em que esse aminoácido presente na proteína dos alimentos.
O diagnóstico precoce da Fenilcetonúria permite que os cuidados necessários com a alimentação sejam tomados desde o princípio, evitando uma série de consequências indesejáveis, como danos permanentes no cérebro.
A detecção é feita durante o teste do pezinho, normalmente é realizado por meio da retirada de algumas gotas de sangue do bebê, antes da saída dele do hospital e o tratamento utilizado é o controle dietético de fenilalanina que deve iniciar logo após o diagnóstico da doença.
O tratamento consiste em uma dieta extremamente baixa em fenilalanina, especialmente durante o crescimento da criança. A dieta deve ser rigorosamente seguida. Isso demanda uma supervisão apurada de um nutricionista ou de um médico, além da cooperação dos pais e da criança. Aqueles que mantêm a dieta durante a vida adulta possuem saúde física e mental melhores. A fenilalanina é encontrada significantemente em leite, ovos e outros alimentos comuns. Adoçantes com aspartame também contém fenilalanina. Todos os produtos que contém aspartame devem ser evitados.
FONTES:
BEBLO, S. O que é Fenilcetonúria? 2013. Disponível em:
< http://www.minhavida.com.br> Data de acesso: 29/03/2014
ZANIN, T. Fenilcetonúria Evoluções e Casos. 2011.