Psicologia Social
A prática de exploração sexual na maioria das vezes, a vitíma é pobre do sexo feminino, negra ou mulata.
Coercivos ou persuasivos são os modos as quais as pesoas escolhem para que aconteça as práticas sexuais.
Coercivos: muitas vezes as vitímas são obrigadas as práticas de sexo onde se tiram proveito dos respectivos corpos, e como na maioria das vezes as jovens sãopobres, não conseguem ajuda para sair da situação onde encontram-se. As agressões e e ameaças muitas vezes são constantes neses casos.
Persuasivas: em certos casos o poder de persuasão dos exploradores são capazes de fazer as vitímas acreditarem que podem mudar de vida através do comécio de seus corpos.
Essas pessoas em seus níveis péssimos estado de vida, em sua pobreza acabam cedendo a essa prática.
Prostituição infanto-juvenil, pornografia, turismo sexual são as modalidades da exploração sexual.
Visando esses problemas o centro Camará de pesquisa e Apoio à Infância e adolescente criou o projeto As Meninas, onde é realizado atendimento especializado com as meninas que correm mais risco e também são feitas pesquisas e sistematização de metodologia.
Num desses estudos foi proposto indentificar o perfil de 50 meninas atendidas pelo projeto no período entre 2001-2002.
Identificaramassim que haviam casos em que o grau de risco eram maiores em algum casos, então houve uma intensificação nas ações de Acompanhamento Psicossocial, para que fosse maior o suporte para sua superação.
Muito interassante nesse projeto, é que o profissional acompanha de perto os jovens, tendo assim a chance de enchergar mais de perto a realidade vivida por ele.
O jovem então fortalecido, busca inserir-se naquele meio, onde já não pensava que era mais seu, criando assim uma abertura para a inserção da vitima. Esses acompanhamentos são em espaços coletivos abertos.