PSICOLOGIA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
FLÁVIA APARECIDA DA SILVA SANTOS - RA 4300066974
LUÍZA CARDOSO CAMPOS - RA 4336719125
MARTHA CRISTINA AMARAL SILVA - RA 4300066975
MILVANIA VIEIRA DE SOUZA LOPES - RA 4336820911
ANÁLISE DO FILME TROPA DE ELITE.
TUTOR EAD: MILLA CRISTIANE PAVÃO GONÇALVES.
TUTORA PRESENCIAL: ARIANE SOUZA AMORIM.
PROFESSORA EAD: HELENROSE A. DA S. PEDROSA COELHO.
BELO HORIZONTE - UNIDADE II 30/09/2013
INTRODUÇÃO
‘O ser humano desde os primórdios aprendeu a viver em grupos para proteção e por questões de sobrevivência. Hoje se insere em diversos grupos: familiar, escolar, trabalho, etc., reunidos por objetivos semelhantes e por uma melhor organização social. No entanto, nem sempre é possível manter a paz entre grupos, pois muitas vezes os interesses e objetivos são totalmente opostos ou até mesmo a realidade social em que se encontram inseridos, não permite tal harmonia.
O filme Tropa de Elite, do diretor José Padilha, tem como cerne evidenciar a corrupção na polícia do Rio de Janeiro, corrupção essa que acaba por envolver em sua trama, o BOPE, grupos de traficantes e as comunidades do Rio de Janeiro.
Os conflitos sociais são frequentes, decorrentes da luta contra o tráfico ou da dominação de um grupo sobre o outro. A análise deste filme tem por objetivo evidenciar alguns grupos sociais, relatando os conflitos sociais existentes entre eles, especificamente os conflitos que se instauram entre o BOPE e os traficantes e o conflito entre os traficantes e a própria comunidade, os quais envolvem poder, dominação, legitimidade, silenciamento e subordinação, culminando com a exclusão social.
Ao mesmo tempo, que se abordam esses conflitos sociais e seu respectivo contexto, pretende-se também propor ações para resolução destes, não ignorando, porém, que os conflitos aqui especificados, são decorrentes de uma conjuntura de problemas de cunho estrutural, por isso, as