RELATÓRIO: FATOR REUMATÓIDE (FR)
CURSO DE BIOMEDICINA
HORTÊNCIA NEVES
NEILKA VIEIRA
PRISCILA RIBEIRO
TAYLA SILVA SANTOS
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA: FATOR REUMATÓIDE (FR) - LÁTEX
FEIRA DE SANTANA/BA
NOVEMBRO DE 2013
1 INTRODUÇÃO
O Fator Reumatóride (FR)-Látex é um teste bastante sensível, que utiliza partículas de látex revestidas com IgG humana altamente purificada, estabilizada e suspensa em tampão glicina pH 8,2. Este é um dos mais úteis marcadores clínicos da artrite reumatoide, termo usado para descrever uma variedade de anticorpos (IgM, IgG, IgA e IgE) que podem se ligar ao fragmento Fc de uma imunoglobulina G, ou seha, uma antiimunoglobulina.
O exame consiste em adição de Reumatest (Kit FR-Látex) ao soro com “Fator Reumatoide” presente, desenvolvendo uma reação antígeno anticorpo. Esta se exterioriza pela aglutinação das partículas de látex formando agregados facilmente visíveis.
Para se diagnosticar a artrite reumática existem também testes radiológicos e outros testes laboratoriais, como exemplo, a reação de Waller-Rose que usam eritrócitos de carneiro, revestidos por imunoglobulina de coelho e ainda outros que geralmente mais sensíveis, como o de partículas de látex cobertas com IgG humana que são úteis para confirmar a doença e avaliar a severidade e curso da mesma.
2 REVISÃO DE LITERATURA
2.1 Em que consiste o teste de FR-Látex
Laurindo (2006) afirma que o látex é um teste sorológico que tem como função identificar a presença do fator reumatoide (FR), onde sua existência se confirmada pode ser um marcador clínico para a identificação prévia do processo patológico típico da artrite reumatoide (AR), que é uma doença que pode acometer desde crianças a idosos de ambos os sexos, e com esse tipo de exame podemos identificada previamente a doença e tratá-la o quanto antes.
Segundo Azevedo (2011) a principal hipótese da atualidade sobre a qual serve o teste de FR-Látex atribui a