Psicologia social
LIDERANÇA (inerente ao grupo e á organização)
Definição: processo de exercer influências sobre um indivíduo, ou grupo de indivíduos, nos esforços para a realização de objectivos em determinada situação.
Líder: Características:
- elemento comum a todos os grupos;
- coordenador da actividade colectiva (para melhor atingir os obj’s definidos, para afirmar o próprio grupo);
- de forma esporádica o continuada;
- de modo formal ou informal;
- responsável pelas acções do grupo;
- modelo do grupo;
- pode existir mais do k um (cada um com funções ≠);
- dependente do grupo (pk tem k se adaptar). Competências:
- inteligência interpessoal: - sensibilidade, - espírito de cooperação, - respeito e consideração pelos outros, - sociabilidade - estabilidade emocional, - intuição para entender as necessidades do grupo, - transmissão de confiança ao grupo.
- motivação para o sucesso e para o poder (deve ter ambição, desejo grande de auto realização, e ao mesmo tempo deve ter disponibilidade para assumir as responsabilidades).
- domínio da informação (deve estar sempre bem informado e dominar bem as tarefas tendo conhecimento relativos ás mesmas). Evolução da concepção:
- durante mt tempo: tinha k ter um determinado conjunto de características pessoais que seriam necessárias e suficientes para exercer o papel;
- até há bem pouco tempo: já nascia predestinado a exercer aquele papel, tendo como factores decisivos para o exercício do poder a inteligência, personalidade, facilidade de comunicação e porte físico)
- hoje em dia: após comparações de líderes anteriores como Joana D’Arc, Cristo, Hitler… constataram k não há uma personalidade padrão e que mts das características dos lideres estão noutros membros do grupo e no entanto nc assumiram a liderança. Estilos:
Líder autoritário:
- comanda todas as actividades: planifica, define objectivos, método e distribui as tarefas;
- toma decisões sem consultar o