Psicologia social
Como as pessoas percebem as outras?
A Psicologia Social é a área da psicologia que estuda a interação social, a interdependência entre os indivíduos. Segundo o psicólogo brasileiro Aroldo Rodrigues é o estudo das “manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação”.
A Percepção Social é o primeiro processo desencadeado, é um processo que vai desde a recepção de um estímulo pelos órgãos dos sentidos até a atribuição de significado ao estímulo.
A Comunicação é outro aspecto importante a ser considerado. A Psicologia Social estudou o processo de interdependência e influência entre as pessoas que se comunicam, a fim de entender os processos psicológicos envolvidos na comunicação.
Para a Psicologia Social, diferentemente do senso comum, nós não tomamos atitudes (comportamento, ação), nós desenvolvemos atitudes (crenças, valores, opiniões) em relação aos objetos do meio social. Essas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Assim podemos mudar nossa atitude em relação a um determinado objeto porque descobrimos que ele faz bem a saúde ou nos ajuda de alguma forma.
A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações, dão-se no processo que a Psicologia Social denominou socialização. Nesse processo o individuo se torna membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por esse conjunto.
Entre o individuo e o conjunto social, existem elementos que servem de intermediários, chamados estes de grupos sociais.
Os grupos sociais são pequenas organizações de indivíduos que, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos.
Entendida a sociedade como um conjunto de posições sociais, todas as expectativas de comportamento