Psicologia social
Brasília 2012
Introdução
A proposta do presente trabalho é abordar o tema da humilhação,que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior,de diminuir. Dedicamo-nos aqui ao exame de um problema político e psicológico,a humilhação social,uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes :para assim caracteriza-lo,recorreremos à investigação marxista e à psicanálise.
A invisibilidade social na sociedade
Os textos analisam a experiência individual de desigualdade social,com suas implicações psicológicas considerando o ponto de vista de quem é oprimido por essa desigualdade obtida por meio do relato de pessoas que viveram ou vivem essa experiência cotidianamente. Observando que se trata de uma experiência de humilhação social,geradora de angustia,decorrente de uma sociedade visivelmente marcada pelas relações capitalistas, que frequentemente tendem a anular a essência do homem. A invisibilidade publica na sua construção social e psíquica,tem a força de minar expressões dos seres humanos,apagando-os para abafar a voz e o olhar,emudecer os sentimentos e para fraquejar e fazer desaparecer o ser humano. Essa invisibilidade publica é fundada e mantida por motivações sociais e psicológicas.
A psicologia Social é o estudo da experiência do homem entre outros seres humanos,baseada em duas teorias,social e psicológica. Uma vez que essa experiência é resultado da relação com outras pessoas,mas que é vivida interiormente pelos indivíduos,ou seja, a experiência da desigualdade social é decorrente das