Psicologia Social I
POLO COTIA/SP
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS – ATPS
Disciplina: Psicologia e Serviço Social I
Atividade Prática Supervisionada elaborada para fins de avaliação da Disciplina Psicologia e Serviço Social I, sob orientação do Professor Tutor á Distância, Profa. Helenrose Aparecida da Silva Pedroso Coelho e Professor Tutor Presencial Vivian Viana da Silva.
Cotia – SP
2014
Introdução
Este trabalho tem a finalidade de relatar e fundamentar o tema abordado referente aos conceitos de “Humilhação Social e Invisibilidade Pública”, fazendo assim, através de investigações e leituras de textos sugeridos neste desafio, o trabalho de identificação desses fenômenos na vida cotidiana da sociedade.
Humilhação Social da Profissão e a Desigualdade na Sociedade
A Humilhação Social define-se como um rebaixamento moral do indivíduo, que nada mais é do que a intenção de tornar alguém inferior aos demais, fazendo com que o mesmo passe a ser diminuído diante da sociedade.
Nos dias atuais não é difícil encontrar relatos desse gênero, apesar da baixa divulgação, as práticas de humilhação tais como insultos, difamações e calúnias vêm acontecendo mais do que se imagina. Devemos apontar a Humilhação Social como uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes, tendo como principal fator as determinações econômicas e a falta de consciência humana. Como tal, trata-se de um fenômeno psicológico e ao mesmo tempo político, pois o humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação que pode ser observada até mesmo em sua própria fisionomia, através de seus gestos, sua voz, a imaginação quase sempre desfocada da realidade, e é também reconhecível em seu “mundo”, no seu trabalho e na comunidade em que o mesmo vive.
As percepções observadas com base no artigo analisado nos leva a perceber que toda a