Psicologia do Serviço social I
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL I
DESIGUALDADE, HUMILHAÇÃO E INVISIBILIDADE SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social, como requisito avaliativo parcial da disciplina de Psicologia Social I, ministrada pela professora Helenrose A da S. Pedroso Coelho.
ESTER GONÇALVES DA SILVA RA 431653
ELIANE ALVES DE OLIVEIRA SENA RA 445637
FABIANA ESPÍNDOLA RODRIGUES RA 429013
THAMILLE SANTOS TEIXEIRA RA 8114731426
MARIA DE LOURDES MOREIRA FARIAS PAIVA RA 427316
PORTO SEGURO
2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho observamos que a desigualdade social que assola nosso país é um fenômeno histórico e social, que traz consigo outros males como a humilhação social e a invisibilidade social, que são a base da formação da sociedade brasileira.
Pode se notar que a humilhação social ocorre junto com a desigualdade de classes. Se a questão econômica está obscura nesta afirmação, é a capacidade de aquisição de bens e compra que se funda o mérito do cidadão, consumidor na sociedade capitalista ele traz em si um elemento político na medida em que a desigualdade se transforma em barreira para a manifestação do indivíduo em público.
Vivemos cercados de problemas sociais, dentre as quais a desigualdade social faz parte. Este é um problema que gera vários outros para o sujeito, como a que é caracterizada por sentimentos de inferioridade e de desrespeito para com a maneira de viver de cada cidadão.
A humilhação social é uma modalidade de angústia, e a Psicologia Social estuda este aspecto deste fenômeno social. Neste trabalho demonstraremos como os indivíduos das camadas menos favorecidas sentem-se inferiores em relação aos demais integrantes da nossa sociedade, dando origem à humilhação e à invisibilidade.
1. A HUMILHAÇÃO SOCIAL
A humilhação social é um a modalidade de angustia decorrente da desigualdade de classe. Trata-se de um fenômeno histórico que tem afligido pobres e excluídos há muito tempo, por isso também