ATPS PSICOLOGIA SOCIAL I
Curso: Serviço Social, 3º semestre.
Disciplina: Psicologia social I.
Atividade Prática Supervisionada
Participantes/RA
Cecilia Souto LopesSalviano/ 1299516061
Eliane Araújo Reis/ 7376561321
Edmar Vicente Ferreira/ 6990430419
Fabiana Penna Martelletti/ 7980689246
Ivete Araújo de Medeiros/ 8116699553
Terezinha Costa Nascimento Gonçalves Neta Barbosa/ 12994889-08
Professora EAD: Helenrose A da S Pedroso Coelho
Professora presencial: Helena Macedo
Guarulhos/São Paulo Abril - 2014
Introdução.
Esta análise visa possibilitar ao leitor o entendimento da construção da desigualdade social e como conseqüência a Invisibilidade Social em nossa sociedade. Baseada na visão crítica do sociólogo Jessé Souza e do psicólogo Fernando Braga da Costa quanto á tentativa dos mesmos em tentar explicar o surgimento da Desigualdade Social na sociedade brasileira. Tem por objetivo nos fazer refletir sobre a vida de muitos trabalhadores, que passam por humilhações e agreções físicas e psíquicas, pelo simples fato de exercerem uma profissão, que aos olhos de muitos, é indigna.
Humilhação Social – Um Problema Político em Psicologia O texto trata de um estudo de Psicologia Social e indica um problema Político – Humilhação Social.
Deparamos com associações híbridas: ``Psicanálise Marxista ou`Freudo Marxismo`` , expressões que não hesitaram formular-se na Europa e na Argentina , reivindicando uma espécie de pesquisa combinada nem sempre bem sucedida.
No Marxismo supõe a concorrência entre dois regimes de investigação como se tivéssemos que nos decidir entre duas ``visões de mundo´´. A formação do modo de produção Capitalista, no caso de Marx; a formação da Sexualidade Humana, no caso de Freud.
O exame de processos psíquicos se beneficia do recurso ao seu tempo social, um recurso à maneira pela qual cada época geralmente organizou as relações dos homens com outros homens, com a cidade e também com a natureza.