Psicologia Social e Saúde
PSICOLOGIA SOCIAL DA SAÚDE
Aline Arantes T.I.A. 41382064
Letícia Gouveia T.I.A 41329325
Julia Zarantonelli T.I.A 41339665
Tatiana Matheus T.I.A.41312171
Vanessa Freitas T.I.A 41382791
Ano Letivo
2014
A Psicologia social da saúde configura-se como um campo de conhecimento e prática, que trata das questões psicológicas com maior enfoque social, coletivo e comunitário. Tende a pesquisar e atuar em serviços de atenção primária (prevenção, integralidade, conscientização e continuidade no atendimento), em contextos comunitários, em problemas de saúde que determinam a prevenção da doença e a promoção da saúde, onde há necessidade de acompanhamento contínuo, como por exemplo, pacientes oncológicos. Caracteriza-se pela interlocução da Psicologia social (com seus conhecimentos e técnicas) com o âmbito da saúde, e destaca a interação como ponto fundamental do processo saúde-doença. A interação refere-se tanto ao homem e seu ambiente quanto aos diversos fatores sociais. O desenvolvimento da psicologia nesta área estimulou o trabalho do psicólogo, assim como sua participação em equipes interdisciplinares tendo como principal objetivo a qualidade de vida do paciente e dos demais envolvidos, como, por exemplo, a família e a equipe envolvida neste processo. Para isto, busca identificar os problemas que requerem atenção prioritária no âmbito da prevenção e promoção da saúde, tanto em instituições quanto em sua atuação no trabalho comunitário.
Entre os anos 1970 e 1990 importantes transformações ocorreram e possibilitaram a inclusão do psicólogo nas ações de saúde.
“Primeiro houve uma ressignificação da causalidade na explicação da doença, passando a ser vista como um processo e, especialmente, como um fenômeno complexo e