Relação da psicanálise com a psicologia social e da saúde
Primeiramente, o que é Psicologia social? Trata-se de um ramo da psicologia que parte do princípio de que existem processos psicológicos que determinam a forma como funciona a sociedade e a forma mediante a qual tem lugar à interação social. Estes processos sociais são os que determinam as características da psicologia humana. A psicologia social estuda a determinação mútua entre o indivíduo e o seu meio social. Posto isto, esta ciência analisa os aspectos sociais do comportamento e do funcionamento mental.
E o que é psicologia da saúde?
Trata-se de uma disciplina relativamente recente que se desenvolveu a volta de um, certo numero de temas relativos ao comportamento da saúde e da doença (observância terapêutica, educação para a saúde, teoria da adaptação à doença, stress, cuidados psicológicos a doentes…). Esta obra, concebida para o meio acadêmico estudantil, constitui no presente um novo quadro de análises para a abordar e compreender os problemas psicológicos da saúde e da doença.O seu objetivo principal é o de proporcionar uma introdução através de conceitos e utensílios específicos, desta nova especialidade, permitindo assim dar conta das aquisições teóricas e metodológicas mais reconhecidas nesta disciplina.
Psicanálise, o que é?
Tem como objetivo a investigação e o tratamento das doenças mentais. Tem por base a análise dos conflitos sexuais inconscientes que originados durante a infância.
A doutrina psicanalítica defende que os impulsos instintivos que são reprimidos pela consciência permanecem no subconsciente e afeta o sujeito
O psicanalista fica encarregado de determinar quais as coisas, dentro dessas manifestações, que refletem um conflito inconsciente. A associação livre, na realidade, não está associada ao livre arbítrio, pois é determinada pelo inconsciente.
De forma geral, a psicanálise tem como objetivo auxiliar no autoconhecimento e a habilidade em lidar com problemas do