Psicologia Social - correlação com o filme Patch Adams
UNIVERSIDADE PAULISTA
MARIANA CAMERÃO- RA: B64930-5
MARIANE SAKAMOTO – RA: B92GFF-2
TAUANA CAMERÃO- RA: B6496C-0
CORRELAÇÃO FILME E TEORIA
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2014
MARIANA CAMERÃO- RA:B64930-5
MARIANE SAKAMOTO – RA: B92GFF-2
TAUANA CAMERÃO- RA: B6496C-0
TRABALHO REFERENTE À RELAÇÃO FILME/TEORIA
“Análise, contexto crítico e inter-relações”
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2O14
1. INTRODUÇÃO
Ao longo deste trabalho, procuraremos relacionar o filme “Path Adams – O amor é contagioso” com o texto “A Psicologia Sócio-Histórica: uma perspectiva crítica em psicologia”.
O texto evidencia que a Psicologia Sócio-Histórica surge como crítica às outras abordagens (Comportamentalismo, Gestalt e Psicanálise), pois nenhuma delas superou as perspectivas mecanicista e determinista, e também eram marcadas pela oposição uma da outra.
O filme conta a história de “Path”, um médico sonhador e idealista que sonha em mudar o tradicionalismo da medicina.
Tanto o texto quanto o filme compartilham muitos aspectos em comum, apesar de não ser de uma forma óbvia, eles irão se fundar e complementar um ao outro.
2. RESUMO REFERENTE AO FILME “PATH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO”
O filme conta a história de Path Adams, um suicida que resolve se internar por conta própria em um sanatório. Sua convivência com outros internos o faz refletir sobre a vida, passando a ajudar os outros com seus problemas, suas “loucuras”. Com o passar dos dias Path começa a perceber a forma com que eram tratados naquele lugar, e começa se interessar por medicina querendo mudar o que via. Até o dia em que Path resolve sair do sanatório, para poder estudar medicina. Chegando na faculdade percebe que não haviam muitas diferenças, seus mestres tratavam os pacientes com indiferença, na