Psicologia Social As ciências humanas
1 – Porque a situação das ciências humanas é muito especial no conjunto das ciências?
Em primeiro lugar seu objeto é bastante recente: o homem como objeto científico é uma ideia surgida apenas no século XIX, em segundo lugar porque surgiram depois que as ciências matemáticas e naturais estavam constituídas e já haviam definido a ideia de cientificidade, de métodos e conhecimentos científicos, de modo que as ciências humanas foram levadas a imitar e copiar o que aquelas ciências haviam estabelecido, tratando o homem como uma coisa natural matematizável e experimentável. Em terceiro lugar, por terem surgido no período em que prevalecia a concepção empirista e determinista da ciência, também procuraram tratar o objeto humano usando os modelos hipotético-indutivos e experimentais de estilo empirista, e buscavam leis causais necessárias e universais para os fenômenos humanos.
2 – Quais as principais objeções que foram feitas às ciências humanas?
- A ciência lida com fatos observáveis , isto é, com seres e acontecimentos que, nas condições especiais de laboratório, são objetos de experimentação.
- A ciência busca as leis objetivas gerais, universais e necessária dos fatos.
- A ciência opera por análise (decomposição de um fato complexo em elementos simples) e síntese (recomposição do fato complexo por seleção dos elementos simples, distinguindo os essenciais dos acidentais).
- A ciência lida com fatos regidos pela necessidade casual ou pelo princípio do determinismo universal. O homem é dotado de razão, vontade e liberdade, é capaz de criar fins e valores, de escolher entre várias opções possíveis.
- A ciência lida com fatos objetivos, isto é, com os fenômenos depois que foram purificados de todos os elementos subjetivos, de todas as qualidades sensíveis, de todas as opiniões e todos os sentimentos, de todos os dados afetivos e valorativos,
3 – Antes da constituição das ciências humanas, quais foram os três principais