Tecnologia da Informação
Sistema – É um conjunto de partes ou módulos, os quais formam um todo com objetivo comum. É um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados e esse dinamismo sugere a possibilidade de evolução
A mesclagem dos sistemas de telecomunicações com os sistemas de computação criou a área denominada telemática, responsável pelo grande avanço tecnológico e científico de nossa atualidade. Isto deu origem a convergência que é a tendência de união de tecnologias de informação em um único aparelho: celular, notebook, redes sem fio, Internet.
Sistema: adota-se o conceito genérico de sistema como sendo um conjunto de partes ou elementos interligados com o fim de atingir um objetivo comum.
Os sistemas de informação computadorizados são recursos essenciais quando criados para atender às necessidades de quem as utiliza regularmente. A tecnologia de informação pode propiciar toda a informação que uma empresa necessita para atuação eficiente em qualquer área ou ramo de negócio. Ela é tão importante que pode ser considerada um fator crítico de sucesso por criar, manter ou fortalecer a vantagem competitiva de uma empresa.
Os sistemas podem ser classificados a partir de certas características:
Simples: Algumas partes e componentes se relacionam ou se interagem de forma simples e direta.
Complexos: Possuem muitos componentes que se relacionam ou se interagem de forma interdependente.
Abertos: há total interação com o seu ambiente.
Fechados: não há nenhuma interação com o seu ambiente.
Estáveis: não sofrem grandes alterações durante a sua existência ou utilização.
Dinâmicos: sofrem várias alterações durante a sua existência ou utilização.
Adaptáveis: são flexíveis e passíveis de alteração conforme as mudanças no ambiente.
Não-Adaptáveis: são inflexíveis e não passíveis de