Psicologia reversa
O que é?
Psicologia = estudo científico do comportamento e dos processos mentais.
Reverso = O lado oposto ao lado principal, ou aquele que primeiro se observa ou considera; Conjunto de circunstâncias de caráter contrário ao que se espera, ou se analisa: o reverso da questão.
O que é?
Psicologia reversa é uma técnica que envolve a defesa de uma crença ou comportamento que é contrário ao desejado, com a expectativa de que a abordagem irá incentivar o tema da persuasão para fazer o que realmente é desejado: o oposto do que é sugerido.
Esta técnica baseia-se no fenômeno psicológico de reatância, em que uma pessoa tem uma reação emocional negativa de ser persuadido, e, assim, escolhe a opção que está sendo defendida contra.
Quem Descobriu?
Theodor W. Adorno
Max Horkheimer
Como funciona?
1. Descubra em quem a psicologia reversa funciona.
2. Prepare o terreno.
3. Diga o oposto do que estiver discutindo, mas no mesmo tom. 4. Vá a diante.
5. Insista no "blefe" dele.
6. Esteja preparado para seguir adiante.
Como saber quando irá funcionar?
1. A psicologia reversa funciona melhor com pessoas que tem características contrárias ou resistentes.
2. Quanto maior a restrição à liberdade, mais eficaz se torna a técnica
3. Ameaças e restrições arbitrárias produzem maiores contestações. Exemplo:
Um bom exemplo de quando surgiram propagandas com a psicologia reversa foi com a “fitness and jogging”, foi uma maratona que teve um grande sucesso nos EUA na década de 70.
A idéia era de que não precisava ser "malhado" para ser saudável e que a aceitação do corpo era a chave para um bom treino.
A resposta da mídia foi com campanhas usando imagens de pessoas malhadas, as pessoas se comparavam com esses modelos criando um senso de competição, porém muitos alunos evitaram as corridas por vergonha dos seus corpos. Exemplos: