Psicologia ou Psicologias
Curso de Pedagogia
Nelcely Correia Goés Coutinho.
A Psicologia ou as Psicologias
Ouro Preto do Oeste
2014
A Psicologia ou as Psicologias
Nelcely Correia Goes Coutinho1
Resumo.
Através do estudo desse capítulo poderemos ver que a ciência do senso comum é nada mais do que o conhecimento empírico adquirido ao longo da vida, o senso comum é uma ciência fundamentada nos fatos cotidianos que se acumulam, e se formam a partir da intuição, da espontaneidade, das tentativas e dos erros e dos acertos.
Esse conhecimento denominado senso comum é necessário para a resolução das situações mais simples as mais complexas no nosso dia a dia, como por exemplo, atravessar a rua calculando a distância do automóvel até onde estamos. O senso comum apesar de ser algo superficial é integrado à vida humana como uma visão de mundo. Em tempos antigos, existia somente o senso comum, mas com a evolução da humanidade precisava surgir outro método por questão de sobrevivência.
Sumário
Introdução.
A psicologia é um ramo da ciência que estuda a mente do individuo e todos os transtornos que os problemas do dia a dia acarretam nessa trajetória, mas também é usado corriqueiramente para se referir ao conhecimento que adquirimos ao longo da vida, o conhecimento empírico, mas que não deixa de ser psicologia, pois através do convívio com o ser humano podemos analisar seu comportamento e poder prever as reações em algumas situações ou dificuldades enfrentadas por cada indivíduo no dia a dia. Psicologia ou psicologias, vamos entender isso de forma prática de maneira a aplica-lo em nossa realidade, e com esse conhecimento ampliar nossa visão de mundo nas áreas do conhecimento, possibilitando-nos a diferenciar a psicologia cientifica do senso comum. Com o avanço da tecnologia, novos meios de investigação e estudo para melhor