historia do código trabalhista
INTRODUÇÃO: A Teoria Elementar da Produção preocupa-se com o lado da oferta de mercado, ou seja, com os produtores, que vão oferecer aos consumidores os bens e serviços por eles produzidos. Para entender melhor essa teoria, é necessário estabelecer, antes, alguns conceitos.
FIRMA OU EMPRESA: É uma unidade técnica que combina os fatores de produção para produzir bens e serviços.
FATORES DE PRODUÇÃO: São os elementos transformados durante o processo de produção. São classificados em três categorias: trabalho, capital e recursos naturais.
PRODUÇÃO: É o processo que combina e transforma os fatores de produção adquiridos pela empresa, visando criar bens ou serviços que serão ofertados no mercado.
A FUNÇÃO DE PRODUÇÃO:
Q = f (K, L)
Q = quantidade produzida do bem;
K = quantidade empregada de fator capital;
L = quantidade empregada de fator trabalho.
Observação: Essa expressão significa que a quantidade produzida do bem depende, ou “é função”, das quantidades empregadas dos fatores capital e trabalho.
Definição: A Função de Produção é uma relação técnica que associa as diferentes quantidades de fatores de produção empregados no processo produtivo às quantidades de fatores de produção empregados no processo produtivo às quantidades produzidas de bens ou de serviços.
CUSTO DE PRODUÇÃO, RECEITA E LUCRO:
Custo de Produção: É a despesa do empresário com a aquisição dos fatores de produção necessários ao desenvolvimento de suas atividades.
Receita: É a quantia que o empresário recebe quando vende sua produção.
Lucro Total: É a diferença entre a receita do empresário e seu custo de produção.
CURVA DE OFERTA: É a relação entre as quantidades de um bem ou de um serviço que os empresários estão dispostos a ofertar e seus diversos preços.
ELASTICIDADE-PREÇO DA OFERTA: É o quociente da variação percentual na quantidade ofertada de um bem pela variação percentual no preço desse bem. Seu