Psicologia ou Psicologias
1) Você leu no texto que existem a Psicologia Cientifica e a Psicologia do senso comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.
- Eu sei que vai ter uma prova no final da semana que julgo ter dificuldade, então, a partir do senso comum, preciso estudar para obter um bom resultado.
- Se ao acordar vejo que está nublado, previno-me levando comigo um guarda-chuva, para que no decorrer do dia não me surpreenda caso chova.
- Pessoas que trazem o cotidiano impostos pelos pais, influenciados pelos ensinamentos de uma determinada religião em que não questiona e aceita como sendo uma verdade absoluta. Exemplo: Católicos que só comem peixe nas sextas-feiras, ou os sábados que são sagrados para os mórmons e adventistas.
2) Conversem sobre Psicologia científica – sua matéria prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:
a. Qual é a matéria-prima da Psicologia?
O próprio ser humano.
b. O que é subjetividade?
A subjetividade é o íntimo do indivíduo que vai sendo construindo de acordo com as vivências sociais e culturais.
c. Porque a subjetividade não é inata?
Porque é algo que vai se moldando com o decorrer do tempo, através das vivências e experiências de cada ser humano. Uma idéia expressa hoje poderá mudar amanhã, e assim por diante.
d. Porque as práticas místicas não compõem o campo da Psicologia científica?
Porque o misticismo da uma idéia previsível sobre a vida do ser humano, enquanto a psicologia estuda o ponto específico da questão, para assim tentar compreender as razões e problemas do ser.