Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Psicologia Aplicada à Administração
No capítulo 4, sobre motivação no trabalho, são tratadas definições, modelos de classificação e teorias da motivação dentro do espaço das organizações, chegando no estágio atual das pesquisas sobre motivação no trabalho. Em uma introdução, é relatada que a motivação está relacionada a vários conceitos, tais como satisfação, desejo, energia, recompensas, comprometimento, envolvimento, valores ligados à cultura, metas. Os que mais se destacam são satisfação, comprometimento e envolvimento, pois se relacionam ao contentamento com a relação entre chefes e subordinados.
A motivação é um processo básico, porém de certa complexidade, que se trata de um fenômeno não diretamente observado e que auxilia na explicação e compreensão de ações e escolhas de cada pessoa. O capitulo é dividido em seções. Na primeira, temos conceitos, e sua amplitude, com o intuito de explicar os três modelos de classificação das teorias e algumas informações sobre algumas teorias motivacionais. Já na segunda seção, o texto nos trás relações entre as variáveis: motivação e desempenho no trabalho, mostrando a relação indireta entre elas. A terceira seção apresenta os estágio atual da pesquisa aérea e faz algumas relações com outros conceitos, com o objetivo de se alcançar melhor entendimento sobre o comportamento. Na ultima seção o texto trouxe algumas discussões acerca das teorias estudadas, e suas possibilidades, aplicando às organizações formais de trabalho, confirmando a importância da motivação para o desenvolvimento do bom desempenho no trabalho.
A definição citada é que motivação é uma ação dirigida e objetiva, regulada e ativada por um conjunto de necessidades, emoções, valores, metas e expectativas. Os principais aspectos envolvidos neste conceito e que resultam na criação das teorias são: ênfase, foco,