Psicologia Organizacional
O recrutamento de pessoal é, na verdade, uma estratégia de gestão de recursos humanos porque deve estar integrada a estratégia de negócios da empresa. Se não for bem planejado e administrado, poderá causar sérios transtornos e prejuízos para as organizações.
O recrutamento de pessoal buscará captar os talentos necessários para que possam dar os resultados que a empresa espera, agregando valor a sua contratação.
Ter uma boa compreensão do cargo e suas especificidades é fundamental para se realizar um recrutamento eficaz. Sabendo das atividades que deverão ser desenvolvidas pelo novo funcionário, das responsabilidades que lhe cabem e das experiências que a organização tem em relação a ele, fica fácil traçar o perfil desejado do novo funcionário. Tal perfil deverá vir do requisitante da vaga.
São 03 os tipos de recrutamento: interno, externo e misto.
RECRUTAMENTO INTERNO: É o primeiro que deverá ser levado em consideração. Muitas organizações cometem um grave erro quando esquecem a possibilidade de promover um funcionário através do recrutamento interno.
Obviamente, um funcionário deseja ser valorizado, reconhecido e, em consequência assumir postos mais elevados na hierarquia.
Quando surge uma vaga na empresa, se não for dada oportunidade a esses profissionais pode se criar neles um sentimento de revolta para com a organização, que os levem a acreditar que toda a sua dedicação não valeu a pena.
São varias vantagens do recrutamento interno:
- Motivação dos colaboradores através de uma politica de valorização dos profissionais,
- Estimulação dos demais profissionais a se desenvolverem cada vez mais, objetivando uma nova oportunidade profissional,
- O funcionário já é conhecido da organização e é muito mais fácil sua adaptação ao novo trabalho, aos colegas, etc,
- O tempo de realização é bastante rápido e os custos são quase inexistentes.
Por outro lado, uma das desvantagens da politica de recrutamento interno é que não há