psicologia organizacional
BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO
Qual é a importância do enfoque das relações interpessoais para as organizações?
Recife, 2014
Para dar inicio a este texto, devemos ressalvar que o homem começa a ser ‘pessoa’ perante a sociedade quando é capaz de ser relacionar com os outros. A sua responsabilidade se define a partir de pequenos gestos de dar e receber, deixando de lado o egocentrismo (pensar em si próprio) e dando lugar ao alterocentrismo (capacidade de se relacionar bem).
Diante das mudanças e problemas na vida, o ser humano percebe que precisa das pessoas para ajudá-lo. Em alguns casos as pessoas que acumulam decepções e não pedem um tipo de ajuda, se isolam no mundo e sofrem diversos problemas de saúde mental e até físicos.
Nas organizações não é muito diferente da vida casual, porém o ciclo de pessoas é mais restrito. As pessoas possuem o desafio de lidar com outras pessoas diferentes, mas com objetivos semelhantes. Junto com esses desafios vem a disputa, onde, se não for bem administrada, pode acarretar diversos conflitos. É aí que entra a importância das relações interpessoais nas organizações.
Utilizando o lado do administrador, a relação interpessoal é de suma importância quando se observa o perfil dos colaboradores, se adequando a missão da empresa. O líder deve observar, mas também ele como pessoa tem de possuir uma característica de liderança, como por exemplo: uma boa capacidade de se comunicar, ser a favor da justiça e principalmente ele deve saber se relacionar com todos da empresa independente do cargo em que ocupam.
Já no lado dos colaboradores, as relações interpessoais também é muito importante para seu avanço dentro da organização. A exposição da habilidade de se relacionar bem se mostra a principio na entrevista do emprego. Ao ser contrato o colaborador irá perceber que gestos de respeito, tolerância e educação são essenciais para um bom convívio.