Psicologia organizacional
RECRUTAMENTO DE PESSOAL: Segundo Toledo (1981 p. 66), "recrutamento é a série de atividades que trata dos estudos e contatos com o mercado de mão de obra, assim como da primeira convocação de candidatos".
Recrutamento são os passos tomados que a organização ou empresa que se inicia com a necessidade de mão-de-obra por parte da empresa, com a intenção de ampliar e melhorar o seu quadro de funcionários. Um dos métodos usados para esse recrutamento é a pesquisa que pode ser de dois tipos:
Pesquisa Externa: Quando se procura recrutar pessoas no mercado afora, ou seja, procurar pessoas em outras áreas ou outras organizações.
Pesquisa Interna: Aqui o recrutamento acontece na própria organização afim de valorizar os trabalhadores e também a organização.
SELEÇÃO DE PESSOAL: Para Aquino, Cleber (1980 p. 164), "A seleção caracteriza-se pela investigação, junto aos aprovados pelo recrutamento, dos melhores candidatos. É também um processo de pesquisa, porém realizada com maior profundidade. Inicia-se com as provas, apesar de alguns o realizarem com entrevistas." Uma Boa Seleção de Pessoal resulta em um bom profissional para a organização, isso é fato. Mas como se realizar essa seleção é o que se difunde nas organizações. A escolha de boas técnicas será o diferencial durante a seleção.
Nessa fase, que é posterior ao recrutamento, será feita a escolha dos melhores candidatos que foram aprovados no recrutamento. E essa escolha terá que ser bem feita e de maneira impessoal, pois a partir dessa escolha do pessoal a empresa vai ter resultados positivos ou negativos, ou seja, os que demonstram mais eficiência e eficácia são os candidatos que as empresas procuram.
“A Psicologia Organizacional, inicialmente denominada Psicologia Industrial, estuda os fenômenos psicológicos presentes nas organizações, mais especificamente, atua sobre os problemas organizacionais ligados à gestão de recursos