Psicologia organizacional
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 MOTIVAÇÃO 4
2.1.1 Teoria de Maslow 4
2.1.2 Teoria da Motivação – Higiene 4
2.2 ESTRESSE 5
2.2.1 Gerenciamento do Estresse 6
2.3 LIDERANÇA 6
2.3.1 Eficácia da Liderança 7
2.4 PODER 7
2.5 CONFLITO 8
2.5.1 Aplicação de Conflitos 8
2.6 CULTURA ORGANIZACIONAL 9
2.7 CLIMA ORGANIZACIONAL 10
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 INTRODUÇÃO
Com o passar dos tempos a psicologia vem conquistando “espaço”, e campo de trabalho, e é através dessas conquistas que a psicologia se desenvolveu e caracterizou-se como uma ciência que pode ser colocada em prática em diversas áreas. A psicologia Organizacional iniciou com psicologia do trabalho na década de 30, com a formação de psicotécnicos que na sua maioria eram engenheiros que se dedicavam aos problemas de ajustamento humano ao trabalho. Então, a partir dessa década de 50, o trabalhador deixou de ser visto isolado, e a organização passou a ser vista como uma fonte de variáveis qual deveriam ser consideradas no processo de ajustamento do trabalho.
“A organização é um sistema de atividades conscientes coordenadas de duas ou mais pessoas, a cooperação entre elas é essencial para a existência da Organização” (Chiavenato, 1999)
As organizações são sistemas muito complexos, é devido a essa complexidade que a psicologia Organizacional tem seu campo de trabalho; É a sua intenção nesse campo se torna necessário para que fenômenos Organizacionais sejam compreendidos. O psicólogo dentro da Organização precisa conhecer a dinâmica de funcionamento do local, buscar conhecimentos em relação à administração de recursos humanos, habilidades para conciliar os meios da empresa e funcionários repensar alternativas e abordagens, para assim satisfazer as necessidades da organização. Atualmente o psicólogo Organizacional conquistou seu “espaço”, através de um bom trabalho,