Psicologia organizacional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL-REI
Graduação em Administração Pública
Psicologia Organizacional
Professora Supervisora: Larissa Medeiros M. dos Santos
Professor Tutor a Distância: Monique Martins Lombardi
Pólo de Sete Lagoas – MG.
MARÇO- 2011
1) Como a história da Psicologia Organizacional contribui para a compreensão da relação entre Psicologia e Administração? R: A psicologia contribui com as organizações no sentido de que ela entenda o comportamento e a personalidade humana, na tentativa de fundamentar as tomadas de decisões dos administradores. Entendo que assim, administração e psicologia cresceram juntas. E somente depois que a Psicologia passou a ser vista pelos empresários como uma “ciência útil” à adaptação do trabalhador ao trabalho, graças aos estudos e pesquisas, ou seja a história da psicologia, os administradores passaram a compreender os benéficos de envolver os trabalhadores no planejamento, na organização e no controle do seu próprio trabalho. Por que estudar Psicologia em um curso de Administração? R: Porque os administradores precisam lidar com pessoas que precisam se ajustar às novas perspectivas do mercado.
2) Quando e por que acontece a renovação na abordagem do comportamento humano nas organizações? R: Acontece a partir dos anos noventa, pois se tornou necessário uma compreensão do homem nas organizações de uma maneira menos fragmentada.
O que muda?
R: Desde os estudos de Mayo que percebeu que os fatores psicológicos e subjetivos tinham mais importância do que os fisiológicos, Mc Gregor que julgou ser possível alinhar interesses corporativos a interesses pessoais de auto realização dos trabalhadores, muita coisa mudou. Essas mudanças na abordagem do comportamento humano nas organizações propiciou as adequações necessárias à nova realidade administrativa e psicológica. Foi possível o resgate das dimensões antropológicas e humanistas nos estudos organizacionais.
3) O que é Psicologia