Psicologia nas organizações I
No filme, a empresa “FedEx” tem uma relação muito importante com o tempo. O foco está na qualidade de seus serviços e na satisfação dos clientes, por isso, há uma grande preocupação em fazer as entregas no menor tempo possível.
Foi criada com o intuito de ser uma empresa com o diferencial da rápida entrega para qualquer lugar do mundo. Agilidade e rapidez são as maiores virtudes da FedEx, o que fez com que se tornasse a maior empresa de entrega expressa do mundo.
O sucesso da empresa se deve principalmente a rede logística, que conta com alta tecnologia e força física de seus funcionários numa corrida contra o tempo, onde diversos serviços são feitos em diferentes departamentos, ao mesmo tempo, em quase todos os continentes.
O clima da Organização é de grande pressão para que sejam cumpridas a tempo todas as entregas, partindo das funções mais básicas as mais elaboradas para que o objetivo seja alcançado. O personagem Chuck Noland é um funcionário que retrata muito bem a cultura da empresa, sendo extremamente dedicado ao trabalho, de forma a deixar de lado sua vida pessoal, e contribui para situações de grande pressão.
Chuck Noland pressiona os outros funcionários de forma incisiva, apontando sempre para o relógio, indicando a eles a maior diferença da FedEx para outras empresas, que é a rápida entrega. Segundo ele, não importa o que aconteça, o tempo no relógio deve ser atendido, o que torna o clima da empresa de tensão, o que é necessário para atender o objetivo, porém, pode paralisar os trabalhadores e acarretar diversos problemas relacionados ao estresse.
O personagem trabalha inclusive no Natal, quando acontece um acidente com o seu avião, e ele se vê numa ilha, obrigado a repensar e questionar suas questões, experiências vividas e forma de ver a vida e principalmente, sua relação com o relógio.
No período em que passou na ilha, ele teve a oportunidade de ter um contato maior consigo mesmo e perceber aspectos