Período Arcaico, Clássico e Helenistico
A arte e a arquitetura grega de 750 a. C. até o surgimento dos romanos tiveram um efeito fundamental na evolução da arte e da cultura no Ocidente, eles dedicavam suas obras de arte a pessoas importantes da época e como oferendas aos deuses. O realismo idealizado da arte grega foi redescoberto durante a Renascença italiana e se tornou padrão que a maioria dos artistas ocidentais almejou alcançar até o século XIX. O estudo da arte produzida pelos gregos nesse período dividiu-se em três momentos; Arcaico, Clássico e Helenístico.
Período Arcaico: é o nome que se dá ao período da Grécia Antiga em que ocorreu o desenvolvimento cultural, político e social, situado entre c. 800 a.C. e 500 a.C., posterior Idade das Trevas e antecessor o Período clássico. Nesta altura dão-se os primeiros avanços significativos para a ascensão da democracia e observa-se também uma revitalização da linguagem escrita. Em termos artísticos o período caracteriza-se pela edificação dos primeiros templos inspirados nas habitações micênicas, pelas tipologias escultóricas kouros e kore, e pelo início do registro de pintura negra em cerâmica quando os gregos começaram a desenvolver técnicas e ideias estimulados pelo contato com as civilizações mais antigas do Egito e do Oriente Próximo, até a época das Guerras Pérsicas, na primeira metade do Século V.
Período Clássico: É o período entre as guerras Pérsicas e o final da guerra do Peloponeso. Denomina-se “Período Clássico”, pois os gregos devido ao seu contato com os Egípcios aperfeiçoaram suas esculturas de modo mais refinado e clássico, os períodos Arcaico e Clássico constituíram, para os gregos, épocas profundamente estimulantes pois os pensadores e homens práticos constantemente descobriam e inventavam coisas novas e foi também uma das épocas decisivas para o desenvolvimento da arte.
As esculturas gregas se parecem tanto com as Egípcias devido aos Gregos terem observado o tamanho e dimensão das