A Arte na Grécia
A Arte Grega
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
A história do povo grego
Período Homérico, Pré-Grego ou Pré-Templo
Merecem destaque as obras literárias Ilíada e
Odisséia, de Homero. Nas artes plásticas, surgem os estilos Geométricos e Orientalizante. Em 776 a.C. foram instituídos os Jogos Olímpicos, os quais se realizavam a cada 4 anos em honra a Zeus.
Período Arcaico
Caracterizou-se por transformações políticas e sociais expressa no surgimento da Polis. Utilizava-se a oligarquia, e a sociedade foi tornando-se escravista. Neste período os gregos começaram a esculpir em mármore figuras de homens (estátuas de atletas).
A história do povo grego
Período Clássico
Neste período houve a predominância de Esparta e
Atenas, esta onde teve início a democracia. Na escultura começou a explorar-se mais o movimento. Também neste período Péricles deu início à construção do Templo - o
Pártenon.
Período Helenístico
A era helenística é caracterizada por uma incansável pesquisa na arte e na ciência. E é conceituada como algo para agradar e não só para instruir.
Arquitetura no período clássico e arcaico
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de
Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C.
Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
Arquitetura no período clássico e arcaico A arquitetura grega antiga pode ser dividida em