Psicologia Institucional
Documento produzido em 21.03.2013
INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL:
ATENDIMENTO PSICOLÓGICO
NO SETOR AMBULATORIAL
2012
Danielle de Paiva Santello
Psicóloga
danisantello@gmail.com
Michele Cristina Zaith
Psicóloga
michelezaith@hotmail.com
RESUMO
A psicologia institucional nos remete a uma aplicação dos conceitos clínicos e científicos da psicologia em um ambiente onde a complementaridade da atuação na prática nos proporciona um espaço de maior significação social. O objetivo do psicólogo no campo institucional é o da psico-higiene, contribuindo para promoção da saúde e do bem estar da instituição e seus integrantes. Através deste estudo foi possível discorrer sobre o papel do psicólogo no atendimento no setor ambulatorial. Este estudo foi realizado a partir de atendimentos ambulatoriais, realizados por estagiário de Psicologia da Faculdade Metropolitana Unida (FMU), na Instituição C.A.C.M. em São Paulo. Foram abordados neste trabalho alguns conceitos, como o da Psico-Higiene e Intervenções Clínicas Breves e Pontuais, apresentando a regra das localizações funcionais nas instituições disciplinares, e como estas regras influenciam as instituições no dia de hoje.
Palavras-chave: Instituição, intervenção, psicólogo, saúde e bem estar
Danielle de Paiva Santello, Michele Cristina Zaith
1
Siga-nos em facebook.com/psicologia.pt www.psicologia.pt
Documento produzido em 21.03.2013
INTRODUÇÃO
O psicólogo deve ajudar as pessoas a superarem sua identidade alienada, pessoal e social, ao transformar as condições opressivas do seu contexto. Aceitar a conscientização como horizonte não exige tanto mudar o campo de trabalho, mas a perspectiva teórica e prática a partir da qual se trabalha. (MARTíN-BARÓ, 1997)
Conforme argumenta Pichon-Rivière e Quiroga (1998) o exercício da tarefa do psicólogo consiste em descobrir que o paciente não é um homem isolado, mas sim um emissário, consiste em compreender que o indivíduo