Psicologia Institucional
Entrevistada: Dra. Mônica Matias
Formação: Universidade Presbiteriana Mackenzie/2011
Instituição: Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais- ADIANTE
Site: institutoadiante.org.br
A Psicologia Institucional é uma área que abrange Ong's, Escolas, Creches, Orfanatos, CRAS, CAPS/I, Centros Universitários, Igrejas, entre outros. A Psicologia Institucional é o termo usado para designar a abordagem da psicologia nas instituições, fundamentada no referencial psicanalítico. Pode trabalhar com o coletivo ou individual. Seu principal objetivo é o de estudar os fenômenos humanos que se dão em relação com a estrutura, a dinâmica e os objetivos da instituição.
A psicóloga entrevistada Monica Matias escolheu a área da psicologia institucional ainda quando cursava a faculdade, ela nos informou que é a área mais fácil de conseguir estágio e emprego, porém, sua remuneração baixa. Quando se formou atuou em psicologia clinica e hospitalar, regressou a psicologia institucional a convite da mesma instituição a qual fez estágio.
Na instituição ADIANTE - Associação de Incentivo ao Núcleo de Trabalhos Especiais é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 1987, por pais de crianças portadoras de autismo infantil. O atendimento é composto por uma equipe interdisciplinar formada por psicólogos, pedagogas, fonoaudiólogas e professores de educação física com o objetivo de proporcionar aos seus filhos um atendimento especializado.
A Dr. Monica nos explicou primeiramente sobre o autismo: O Autismo é uma condição neuropsicológica conhecida, ao menos sob esta denominação, desde a década de 40, quando foi descrita por Leo Kanner Este médico-autor identificou, entre crianças “deficientes”, algumas que se diferenciavam das demais por um comportamento peculiar, caracterizado, entre outros sinais e sintomas, por dificuldade extrema em estabelecer relações interpessoais.
Leo Kanner: Médico formado em 1921 especializou por seu próprio