Minerais silicatados
1.NESOSSILICATOS
1.1 - Olivina:
A olivina transparente é por vezes usada como gema em joalharia, sendo geralmente designada como perídoto.
1.2 - Granada:
As granadas são um grupo de gemas que compreendem várias espécies.
A Andradita possui brilho adamantino, por esse motivo, ela e suas variedades, demantoid e melanita, principalmente, são muito requisitadas como gema.
2. SOROSSILICATOS 2.1 – Epídoto
Silicato natural de cálcio, alumínio e ferro, de cor verde-amarelado, que ocorre em forma maciça ou na de grãos, colunas e cristais monoclínico:
Ela é lapidada somente em pedra para coleção e serve para confeccionar objetos de vitrine.
3. CICLOSSILICATOS
3.1 – Turmalina
A turmalina é usada em joalharia, em manômetros e alguns tipos de microfones.
4. INOSSILICATOS
4.1 – Actinolita Asbesto (amianto), pedra ornamental (escultura), e como pedra preciosa ou semipreciosa (jade).
5. FILOSSILICATOS
5.1 - Muscovita
Ela também é conhecida por ser muito fina e qualquer mudança de peso sobre ela pode causar rachaduras e até quebrar. Utilizada em estudo para engenharia civil e outras,tal como outros minerais e bastante sensível ao choque e peso.
6. TECTOSSILICATOS
6.1 – Feldspatos
São utilizados para fabricação de vidro,cerâmicas, material de incorporação em tintas, plásticos e borrachas, produtos vidrados, como louça sanitária, louça de cozinha, porcelanas para aplicações elétricas.
6.2 – Quartzo
Areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícios, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrônicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias de baixo preço, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas.