Geologia
2. Como é o arranjo dos minerais em uma rocha ígnea? E em um gnaisse? Por quê? Maciça: quando a rocha não apresenta vazios na amostra; Vesicular: quando a rocha apresenta vazios na amostra. Estas vesículas são formadas por bolhas de gases dissolvidos no magma. Só ocorre em rochas vulcânicas; Amigdaloidal: quando a rocha apresenta vazios preenchidos parcialmente por minerais secundários. Só ocorre em rochas vulcânicas. Já em gnaisse a estrutura é normalmente caracterizada por bandamento composicional; bandas claras, mais ricas em feldspatos e quartzos alternados em bandas mais escuras por conter maior teor de minerais máficos.
3. Por que os granitos tendem a ser mais claros? A que grupo de silicatos os minerais mais comuns do granito pertencem? Por causa de seus componentes, que são basicamente quartzo, mica e feldspato que por sua vez contem muita SiO2 e Al2O3.
4. Por que os basaltos tendem a ser mais escuros? A que grupo de silicatos os minerais mais comuns do basalto pertencem? Pois os basaltos são mais ricos em minerais que contem magnésio e ferro.
5. Observando o lado esquerdo da série de Bowen, que tipo de generalização pode ser feita com relação a temperatura de formação dos minerais silicatados? E em relação a resistência dos minerais à alteração (intemperismo)? (Silicatados: quartzo, mica e feldspato). Para a formação dos silicatados a temperatura deve ser alta, ou seja, eles devem estar mais no interior da terra. Logo, se os minerais precisarem de mais “calor”, eles serão mais resistentes a mudanças.
6. Será possível a presença de olivina e quartzo em uma mesma rocha ígnea? Qual dos minerais citados forma-se em temperaturas mais altas?