Minerais não silicatados
CURSO DE GEOLOGIA
Introdução
Devido a grande quantidade e variedade de minerais, se faz necessário a criação algumas classes para os minerais, para que possamos melhor identifica-los, levando em conta suas características principais. A seguir listaremos algumas classes minerais e suas respectivas características importantes para mineralogia.
Sulfossais (ou sulfetos duplos)
Formação: Sulfossal originariamente foi proposta para indicar que um composto era o sal de uma série de ácidos onde o enxofre havia substituído o oxigênio deu um ácido comum, ou seja sulfossal é um termo utilizado para indicar um certo tipo de mineral de enxofre não oxidado que difere-se de um sulfeto. Nos sulfossais os semimetais desempenham um papel mais ou menos igual ao dos metais na estrutura, sendo muito similar ao sulfeto, podendo ser considerados como sulfetos duplos. São existentes cerca de 200 sulfossais conhecidos e registrados. A este grupo pertence à maioria dos minérios de elementos metálicos.
Não é muito utilizado em gemologia, por sua fraca dureza. São geralmente opacos exceto o rosalgar e o cinábrio que são transparentes ou translúcidos, densos, com brilho metálico e razoáveis condutores de eletricidade. A base principal dos sulfossais são os enxofres que também são a base dos sulfuretos (Selénio, Telureto, Arsénio, Antimónio ou Bismuto, combinados com quase todos os metais).A diferença entre um sulfureto e um sulfossal é o papel desempenhado pelos elementos metálicos e semi metálicos na rede cristalina, sendo no sulfossal os elementos semi metálicos a entrarem nas redes cristalinas no lugar dos metais. Os sulfossais estão associados com calcopirita, pirita, esfarelita, galena e vários outros minerais de prata, chumbo e cobre, normalmente estão associados também aos sulfuretos.
Principais Ions: Os sulfuretos são representados pela fórmula AmBn, em que o A é um cation metálico (Fe, Cu, Pb, Zn) e B é o anion (S de