Psicologia gestalt
TEMAS - O PROTESTO DA GESTALT
A TEORIA DE CAMPO A PSICOLOGIA SOCIAL AMERICANA
O PROTESTO DA GESTALT- TENERIFE, loalizada a 200 milhas da costa da África, é a ilha mais famosa na história da psicologia; talvez seja a única ilha na história da psicologia. No entanto, o trabalho de um psicólogo alemão que vivia ali na segunda década do século XX é, sem sombra de dúvida, uma parte significativa da história dessa disciplina.
WOLFGANG KÖLER estudou macacos no Tenerife. Os macacos estudados no Tenerife, incluindo Nueva, exibiram uma maneira diferente de aprender, e suas ações levaram a uma outra revolução na Psicologia, a outra maneira de abordar o estuda da mente e do comportamento.
A REVOLTA AD GESTALT - Mais ou menos na mesma época em que a revolução behaviorista aglutinava forças nos estados Unidos, a revolução da Gestalt tomava conta da psicologia na Alemanha.Os elementos sensoriais formavam a base da psicologia wundtiana.
Os psicólogos da Gestalt fizeram desse enfoque o alvo de seu ataque.
Köler afirmou:Ficamos chocados com a Tese de que todo fato psicológico (...) constitui-se de átomos inertes não relacionados e que as associações consistem praticamente nos únicos a fatores que combinam esses átomos, introduzindo, assim, a ação.
A REVOLTA DA GESTALT : ANO DE 1912
O Behaviorismo de Watson começava a atacar Wundt e Titchener e também o funcionalismo.
A pesquisa sobre animais realizada nos laboratórios de Thorndike e de Pavlov exercia grande impacto.
A psicanálise de Freud já completava uma década.
Embora os movimentos dos psicólogos da Gestalt contra a posição de Wundt ocorressem concomitantemente ao surgimento do Behaviorismo nos Estados Unidos, os dois movimentos foram totalmente independentes.
E ainda que ambas as escolas de pensamento tenham iniciado como uma