Psicologia geral
R: Estudo da natureza humana, dos processos mentais e de comportamento e interação com o ambiente social e físico.
2. Cite diferenças entre o saber do senso comum e o conhecimento científico.
R: O senso comum é o conhecimento baseado no saber de experiência, trata-se do conhecimento adquirido com a prática. Trata-se de um tipo de conhecimento de carácter prático e está ao alcance de qualquer pessoa. Já conhecimento científico, trata-se de um conhecimento que exige um método, um conhecimento racionalista, metódico, sistemático, encontra teorias que expliquem determinado aspecto do real.
3. Vocês já sabem que existe a Psicologia Científica e a Psicologia do Senso Comum. Supondo que o seu contato até o momento só tenha sido com a Psicologia do Senso Comum, relacione situações em que você ou as pessoas com quem convive use essa psicologia (no mínimo dois exemplos).
4. Por que a psicologia pode ser considerada uma ciência? A psicologia pode ser considerada uma prática mística?
R: Ciência pode ser definida como uma faculdade de pensamento que possui um objeto de estudo e busca alcançar resultados verdadeiros por meio da experiência e de uma metodologia. A Psicologia em si é uma ciência, pois possui ambos critérios citados:tem objeto de estudo, "comportamento", e um método para alcançar resultados.
Ela não será uma ciência quando tentar chegar a uma conclusão que não seja passível de prova e de experimentação. Não, por que a psicologia é permeada dentro de parâmetros estudados por Freud e Jung.
5. Leia a citação abaixo e responda:
“O importante e bonito no mundo é isso: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam e desafinam” (Guimarães Rosa)
Qual elemento anunciado na aula pode ser identificado nessa frase? Caracterize-o.