Psicologia forense
É o estudo que estabelece amplamente pesquisas, analises das situações que envolvem pessoas em seu ambiente como um todo. Visa criar um elo entre tratamentos tanto para o infrator quanto para suas vitimas elaborando formas para que com seu entendimento chegue-se a um ideal, para apoio aos profissionais que atuarão no caso.
O psicólogo jurídico na pratica influenciam baseados em seus estudos, decisões judiciais, pois com sua isenção tem total aval dos profissionais envolvidos, seus principais campos de atuação são: testemunho, técnicas que envolvam analises de depoimentos (polígrafos, hipnose) e testes psicológicos, causas mais complexas principalmente envolvendo crimes hediondos, menores infratores, Direito de família são os mais utilizados pelo judiciário para terem amparo à luz da psicologia jurídica, a conclusão e decisão dos fatos.
PSICOLOGIA FORENSE
É uma vertente de estudo da psicologia, que visa à aplicação dos conhecimentos psicológicos aos assuntos relacionados ao Direito, principalmente quanto à saúde mental, quanto aos estudos sócios-juridicos dos crimes e quanto à personalidade da pessoa.
Visto que o profissional forense no seu dia a dia é afetado pelas ocorrências envolvendo grandes abalos emocionais por vezes sentindo-se pressionados por força do trabalho, para se tentar um equilíbrio no ambiente jurídico em que se necessita do profissional ativamente nesta função.
A psicologia forense atua com equipe geralmente multidisciplinar, também junto escritório e poder judiciário em se, para que no contexto exista uma real ligação entre a psicologia e o Direito. Hoje em dia é muito aplicada na área criminal e social também, tem a função investigativa e também analisa as condutas dos indivíduos psico- socialmente não se atendendo somente a elaboração de laudos e analise técnicas como era feitas até alguns anos