Psicologia forense Filme o senhor das moscas
Introdução
O filme “O Senhor das moscas” relata a história de um grupo de meninos de uma escola militar, que após um acidente aéreo, se veem sozinhos em uma ilha deserta no Pacífico, sem a presença de um adulto. Embora a premissa pareça simples, o filme faz uma análise profunda do caráter humano e da relação entre o homem e a sociedade.
No início a alegria toma conta de todos. Não há aulas, não há regras, não há adultos... só há férias! Porém, é preciso lutar pela sobrevivência para conseguir alimentos, para se protegerem das condições climáticas e para avisar os possíveis socorristas de que estão vivos.
Logo começam as regras, todos seguindo as orientações de Ralfh, que tem a sua imagem associada à democracia, em busca de justiça, igualdade e organização. Porém, em muito pouco tempo o lado selvagem dos meninos começa a despertar, especialmente em Jack. Ele que representaria o facismo, a ditadura, uma vez que, usa seus ideias para fazer as coisas acontecerem. Inicia-se então, um grupo de caçadores e oposicionistas contra a falta de agilidade de Ralf. A trama também tem a presença de Piggy e Simon. Piggy representa a ciência, o porquinho é a racionalidade, onde é levada pela razão e lógica. Tem uma impopularidade social, mas uma utilidade visível a longo prazo, mas as pessoas são imediatistas. E em Simon podemos perceber a contemplação e intuição.
Este filme é a representação do mal que existe dentro de cada um de nós, de como somos capazes de nos perder nos próprias atos e causar o mal, muitas vezes tomados pela razão. Isto vai além da moral e dos bons costumes, e mostra esses meninos mesmo que tenham recebido uma boa educação se transformaram em selvagens, desrespeitando as leis e matando uns aos outros, após viverem na ilha por algum tempo.
Observamos também o quão é importante o papel de um líder dentro de um grupo. A liderança é um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é uma forma de